terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Feliz Litha





Primeiro dia do verão (Solstício do Verão).
Em 2011, no Hemisfério Sul, ocorre no dia 21/Dez às 20:30 (Horário de Brasília, não considerando o Horário de Verão).

O Solstício do Verão (ou Meio do Verão, Alban Hefin ou Litha), também conhecido como Dia de São João, na Europa, marca do dia mais longo do ano, quando o Sol está no seu zênite. Para os Bruxos e os Pagãos, esse dia sagrado simboliza o poder do sol, que marca um importante ponto decisivo da Grande Roda Solar do Ano, pois, após o Solstício do Verão, os dias se tornam visivelmente mais curtos.

Em certas tradições wiccanas, o Solstício do Verão simboliza o término do reinado do ano crescente do Deus Carvalho, que é, então, substituído pelo seu sucessor, o Deus Azevinho do ano decrescente. (O Deus Azevinho reinará até o Sabbat do Inverno do Natal, o dia mais curto do ano.)

O Solstício do Verão é uma época tradicional, em que os Bruxos colhem as ervas mágicas para encantamentos e poções, pois acredita-se que o poder inato das ervas é mais forte nesse dia. é o momento ideal para as divinações, os rituais de cura e o corte de varinhas divinas e dos bastões. Todas as formas de magia (especialmente as do amor) são também extremamente potentes na véspera do Solstício do Verão, e acredita-se que aquilo que for sonhado nessa noite se tornará verdade para quem sonhar.

Os alimentos pagãos tradicionais do Sabbat do Solstício do Verão são vegetais frescos, frutas do verão, pão de centeio integral, cerveja e hidromel.

Incensos: olíbano, limão, mirra, pinho, rosa e glicínia.
Cores das velas: azul, verde.
Pedras preciosas sagradas: todas as pedras verdes, especialmente a esmeralda e o jade.
Ervas ritualísticas tradicionais: camomila, cinco-folhas, sabugueiro, funcho, cânhamo, espera, lavanda, feto masculino, artemísia, pinho, rosas, erva-de-são-joão, tomilho selvagem, glicínia e verbena

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Elementos Estações do Ano e Pontos Cardeais

Elementos Estações do Ano e Pontos Cardeais


 
Os Elementos são guiados e nomeados por:
Miguel, Rafael, Gabriel e Uriel

Elemento Fogo, Miguel ao Sul/Espiritual/Paus/Verão
Número: 1, Criador de energia, purificação, coragem, a vontade de ousar, criatividade; EU superior; o sucesso e o refinamento; as artes e a transformação; o leão, a Fênix e o Dragão; a lealdade e a força.
Signos; áries, leão e sagitário

Elemento Ar, Rafael ao Leste/Mental/Espadas/Inverno
Número: 2,  Representa o intelecto, comunicação, conhecimento, concentração, a capacidade de “ saber ”e entender; para desbloquear segredos dos mortos; entrar em contato com os anjos; memória telepatia, e sabedoria, o falcão, o corvo e a águia; profecia; Karma, movimento e velocidade.
Signos; gêmeos, libra e aquário

Elemento Água, Gabriel ao Oeste/Emocional/Copas/Outono
Número: 3,  Associação com a intuição, as emoções, o EU interior, o movimento que flui, o poder de ousar e purificar todas as coisas; a simpatia e o amor, a reflexão, correntes e marés da vida, o golfinho, o cisne e o caranguejo; sonhos e pesadelos.
Signos; câncer, escorpião e peixes

Elemento Terra, Uriel ao Norte/Físico/Ouros/Primavera
Número: 4, Mistério e crescimento, a fertilidade, a abundância material, as forças combinadas da natureza e da sua generosidade; nascimento e cura; negócios, indústria e bens; o urso, o veado e o lobo; conservação e natureza.
Signos; touro, capricórnio e virgem

Se você chamar todos os quatro guardiões de uma vez, sempre os pontos Leste, Sul, Oeste, Norte estaram supervisionados e protegidos.
Depois de chamá-los e fazer o que você precisa com a proteção deles, você deve dispensá-los exatamente no oposto do que você fez para chamá-los.
Sempre agradeça a presença deles e deseje que vão em paz.