Celebrações- Sabbats

Bruxinha Nefertiti

Celebrações

Sabbats – Os Momentos de Poder




Em Samhain, o Festival do Retorno da Morte, os portões dos mundos se abrem e a Deusa transforma-se na Velha Sábia, a Senhora do Caldeirão, e o Deus é o Rei da Morte que guia as almas perdidas através dos dias escuros de Inverno.



Em Yule, a escuridão reina como se estivéssemos no caldeirão da Deusa, assim, o Rei das Sombras transforma-se na Criança da Promessa, o Filho do Sol, que deverá nascer para restaurar a Natureza.



Em Imbolc, a luz cresce, o Deus nascido em Yule se manifesta com todo o seu vigor, e a Criança da Promessa cresce com a vitalidade e é festejada, pois os dias tornam-se visivelmente mais longos e renova-se a esperança.



Em Ostara, luz e sombras são equilibradas, a luz da vida se eleva e o Deus quebra as correntes do Inverno, a Deusa é a Virgem e o Deus renascido é jovem e vigoroso, o amor sagrado da Deusa e do Deus é a promessa do crescimento e da fertilidade.



Em Beltane, a Deusa se transforma em um lindo Cervo Branco e o jovem Deus é o caçador Alado, ao ser perseguida pela floresta, o Cervo Branco se transforma em uma linda mulher, e assim eles se unem e a sua paixão sustenta o mundo.



Chega então Litha, a Deusa é a Rainha do verão e o Deus, um homem de extrema força e virilidade, o Sol começa a minguar e o Deus começa a seguir rumo ao País do Verão, a Deusa é pura satisfação e demonstra isso através das folhas verdes e das lindas flores do verão.



Em Lammas, a Deusa dá à luz e o Deus novamente morre pela Deusa, a Deusa precisa de sua energia de vida para que a vida possa crescer e prosseguir, o Deus se sacrifica para que a humanidade seja nutrida, mas através do grão ele renasce, no ápice de sua abundância, ele retorna através dela.



Em Mabon, as luzes e as trevas se equilibram novamente, porém o Sol começa a minguar mais rapidamente, o Deus torna-se então o Ancião, o Senhor das Sombras.

Chega novamente Samhain e então o ciclo recomeça, e assim tudo retorna à Deusa.
Existem oito datas pré-determinadas durante o decorrer do ano nas quais os ciclos da natureza são celebrados, essas datas são chamadas de Sabbats.
Para nós, o ano é uma grande Roda sem começo nem fim e por isso os oito Sabbats, que juntos formam “A Roda do Ano” dos celtas, possuem grande significado para os linhas de estudos esotéricas e é uma das chaves principais para o entendimento de nossa religião. A Magia vê uma relação profunda entre o ser humano e o ambiente onde ele vive, nós, Bruxos, acreditamos que a natureza é a própria manifestação da Deusa e, dessa forma, nada mais lógico do que celebrar as mudanças que ocorrem nela.
A Roda do Ano é vista como um ciclo ininterrupto de vida, morte e renascimento, assim, refletem a passagem das estações do ano, as mudanças interiores e exteriores provocadas por elas e a nossa própria ligação com o mundo, para nós tudo aquilo que vive e respira é divino e, ao percebermos nossa ligação com o mundo, celebramos a vida através das mudanças das estações do ano, pois é dessa forma que estabelecemos contato com os Deuses, quando celebramos um Sabbat, atraímos as energias do mundo natural e de nossas próprias vidas para dentro de nós, pois dessa forma alcançamos a unidade com o mundo divino.
O significado dos Sabbats mudou muito através dos tempos, e hoje é quase impossível imaginarmos como era importante para os nossos ancestrais uma farta colheita e como ela era festejada, atualmente a maioria de nós não tem mais de plantar seu próprio alimento, e assim as mudanças dos ciclos sazonais nos passam quase que despercebidamente, porém, para nós, pagãos, o resgate da observação das mudanças em nossa própria vida, já que somos parte da natureza também.
Qualquer pessoa que siga a magia está afirmando sua convicção na sacralidade da Terra e, portanto, reconhecendo a dependência da Terra para nossa própria sobrevivência, hoje, é claro, o estilo de vida da maioria das pessoas faz com que estas não percebam os ciclos existentes na natureza e a importância da observação da germinação, do crescimento e da deterioração, mas isso não significa que eles não existam. Um Bruxo procura sempre conectar a Natureza em todas as suas manifestações, não só observando a natureza, mas também sentindo o fluxo dela em nós e as mudanças provocadas no cotidiano através dela, os mistérios da Deusa e do Deus e seus diferentes aspectos estão contidos em cada estação, a Roda do Ano simboliza a história ancestral da Deusa e do Deus e o ciclo de morte e renascimento do seu filho e consorte, simbolizado pelo próprio Sol.
A Roda do Ano celta possui dois significados distintos: a Roda da Celebração da Natureza e a Roda da Iniciação, ela expressa os ensinamentos dos Antigos através das estações, pois os Deuses e a Natureza são um só, explorando os mistérios das estações, estamos na realidade penetrando nos mistérios mais profundos da Deusa e do Deus.
Como uma Roda de Celebração, a própria Deusa diz: Que minha adoração esteja dentro do seu coração, pois todos os atos de amor e prazer são meus rituais... Dance, cante e festeje, faça música, tudo isso em meu elogio. Todos os Covens e magos se reúnem nos dias de Sabbats para celebrar a Deusa e as bênçãos que ela concede à Terra através das mudanças das estações.
A Roda do Ano é composta de oito festividades distintas, porém interligadas; os Equinócios e Solstícios são chamados de Sabbats Menores e marcam a trajetória do Sol pelo céu, os outros quatro festivais fixados em datas pré-determinadas são chamados de Sabbats Maiores e celebram o ciclo agrícola da Terra, marcando a semeadura, o plantio e a colheita, os nomes dos Sabbats variam de Tradição para Tradição, mas os mais comuns são:
SAMHAIN: Celebrado no dia 1º de maio no hemisfério Sul e no dia 31 de outubro no hemisfério Norte.
YULE: Celebrado por volta do dia 21 de junho no hemisfério Sul e por volta do dia 21 de dezembro no hemisfério Norte.
IMBOLC: Celebrado no dia 1º de agosto no hemisfério Sul e no dia 2 de fevereiro no hemisfério Norte.
OSTARA: Celebrado por volta do dia 22 de setembro no hemisfério Sul e por volta do dia 21 de março no hemisfério Norte.
BELTANE: Celebrado no dia 31 de outubro no hemisfério Sul e no dia 1º de maio no hemisfério Norte.
LITHA: Celebrado por volta de 21 de dezembro no hemisfério Sul e por volta do dia 21 de junho no hemisfério Norte.
LAMMAS: Celebrado no dia 2 de fevereiro no hemisfério Sul e no dia 1º de agosto no hemisfério Norte.
MABON: Celebrado por volta do dia 21 de março no hemisfério Sul e por volta do dia 22 de setembro no hemisfério Norte.
Os Sabbats são divididos em duas categorias:
SABBATS MAIORES: Samhain, Imbolc, Beltane e Lammas.
SABBATS MENORES: Yule, Ostara, Litha e Mabon.
Samhain – A Morte do Deus
Correspondência de Samhain
Cores: preto e laranja.
Nomes Alternativos: Festa de todos os Santos, All Hallows, Mischief Night, Hallowmas, Noite de Samam, Samaine, Halloween, All Hallows Eve.
Deuses: Deuses Anciãos, a Deusa na sua face de Anciã, o Deus como o Senhor das Sombras.
Ervas: nós-moscada, sálvia, menta, mirra, patchuli, artemísia, alecrim, musgo, calêndula, louro, mandrágora.
Pedras: obsidiana, floco de neve, ônix, cornalina, turmalina negra, âmbar, granada, hematita.
Comidas e Bebidas Sagradas: maçã, romã, nozes, cidra, vinho quente, abóbora, chá de ervas, batata.
Atividades:
  • Tomar resoluções para serem colocadas em prática no próximo ano que se inicia.
  • Queima de pedidos.
  • Confeccionar um Jack O’Lantern.
  • Fazer oferendas de maças e pães no jardim aos ancestrais.
  • Adivinhação através do Tarô, das Runas, da bola de cristal, da vidência em espelho negro e caldeirões com água.
  • Fazer máscaras que expressem a sua sombra.
  • Confeccionar vassouras.
  • Confeccionar um Bastão Mágico.
  • Confeccionar uma Witch’s Cord (Corda da Bruxa) para proteção durante o decorrer do ano.
  • Acender uma vela laranja à meia-noite para atrair sorte no ano que se inicia.
  • Erigir um Altar com a foto de seus ancestrais amados e colocar oferendas sobre ele, demonstrando seu agradecimento e reconhecimento pelos feitos deles na Terra.

Correspondência de Yule
Cores: vermelho, verde, dourado e branco.
Nomes Alternativos: Solstício de Inverno, Winter Rite, MidWinter, Alban Arthan, Carr Gomm, Retorno do Sol, Dia de Fionn.
Deuses: o Deus, como a Criança da Promessa, e a Deusa, como a Mãe.
Ervas: azevinho, carvalho, visco, alecrim, urze, cedro, pinho, louro.
Pedras: rubi, granada, olho-de-gato.
Comidas e Bebidas Tradicionais: bolos de frutas, nozes, pães variados, vinho quente e frio, uvas, maças, melões.
Atividades:
  • Cantar com a família.
  • Decorar a árvore de Yule.
  • Pintar cones de pinheiro como símbolos das fadas e pendurar na árvore de Yule.
  • Tocar sinos para homenagear as fadas.
  • Colocar guirlandas na porta principal de casa.
  • Espalhar visco pela casa.
  • Colocar sementes de flores e alpiste do lado de fora para os pássaros.
  • Colher folhas verdes no dia de Yule e queimá-las em Imbolc para afastar o Inverno e invocar os poderes da Primavera.
  • Fazer uma boca de milho.
  • Fazer uma Tora de Yule.

Imbolc – A Promessa da Primavera
Correspondência de Imbolc
Cores: vermelho, laranja e branco.
Nomes Alternativos: Imbolc Brigantia, Candlemas, Lupercus, Candelária, Disting, Oimelc, Dia de Brid, Brigit’s Day.
Deuses: a Deusa, no seu aspecto de Virgem e de fertilizadora, e o Deus, no seu aspecto de fertilizador, jovem e menino.
Ervas: urze, sálvia branca, calêndula, limão, dente-de-leão, manjericão, sementes de açafrão, rosas, freixo, aveleira, verbena, violeta, mirra, estoraque, bálsamo, sangue-de-dragão, baunilha.
Pedras: quartzo branco, citrino, turmalina amarela, turmalina verde, quartzo rosa, hematita, rubi, granada, zircônia vermelha, pérolas, coral, ágata vermelha, topázio.
Comidas e Bebidas Sagradas: bolos de frutas, tortas de maça, cerejas, framboesas, maças, pão, sopas de creme, vinho, suco de frutas e todos os tipos de chás.
Atividades:
  • Queimar todos os enfeites de Yule para mandar o Inverno embora.
  • Fazer uma cama de Brigit.
  • Fazer uma Roda de velas.
  • Pendurar uma cruz de Brigit na parede de casa.
  • Varrer a casa com a Vassoura Mágica.
  • Limpar o seu espaço sagrado, seu Altar, Instrumentos, etc.
  • Colocar três sementes de milho sobre a porta principal como símbolo da Deusa Tríplice e deixar até Ostara, em que deverão ser queimadas.
  • Fazer travesseiros dos sonhos para cada um de seus familiares.
  • Colher pedras para serem usadas em Círculos Mágicos, em Imbolc do ano seguinte devolvê-las à natureza e trocá-las por novas.
  • Acender uma vela em cada janela da casa, começar no pôr-do-sol do dia de Imbolc e continuar até o nascer do Sol do dia seguinte.
  • Abençoar velas para serem usadas durante o decorrer do ano em feitiços e sortilégios.
  • Fazer uma Mãe do milho (Corn Mother).
Ostara – A Terra Desperta
Correspondência de Ostara
Cores: verde, amarelo e branco.
Nomes Alternativos:  Equinócio da Primavera, Easter, Dia da Senhora
Deuses: Deuses jovens e da fertilidade e a Deusa, no seu aspecto de Virgem da Primavera.
Ervas: tanchagem, lavanda, manjerona, alecrim, lilás, violetas, limão, bálsamo, madressilva, musgo de carvalho, rosas, sabugueiro, açafrão, narciso, junquilho, tulipa, cravos, verbena.
Pedras: quartzo branco, quartzo rosa, ágata, lápis-lazúli, amazonita, citrino.
Comidas e Bebidas Sagradas: ovos, cremes e leite, pães, saladas, bolos de mel, vinho, ponche, leite e iorgute
Atividades:
  • Caminhar pelo campo para colher flores, enfeitar toda a casa com elas.
  • Celebrar a Natureza fazendo uma oferenda aos elementais, agradecendo pela beleza proporcionada pela Primavera.
  • Plantar uma árvore ou flores.
  • Fazer um jardim.
  • Colorir ovos e enfeitá-los com símbolos de fertilidade.
  • Levar um buquê de flores a uma nascente em homenagem ao Espírito da Primavera.

Beltane – Os Amantes se Enlaçam
Correspondências de Beltane
Cor: Verde.
Nomes Alternativos: Rudemas, Véspera de Maio, Giamonios.
Deuses: Deuses das florestas, fertilidade, sexualidade, êxtase, a Deusa, no seu aspecto de fertilizadora, e o Deus, como fecundador.
Ervas: cardo-santo, curry, narciso, coriandro, sangue-de-dragão, samambaia, urtiga, sementes de linho, espinheiro, manjerona, páprica, rabanete, cogumelo, amêndoa, rosas, folhas de sabugueiro, baunilha, ylang ylang.
Pedras: malaquita, quartzo rosa, esmeralda, berilo, turmalina, quartzo verde, amazonita, aventurina.
Comidas e Bebidas Sagradas: bolo de cereais, saladas, tortas, bolos, todas as frutas, vinhos, sucos.
Atividades:
  • Pular a fogueira de Beltane.
  • Guardar as cinzas da fogueira de Beltane para utilizar em encantamentos de fertilidade, para abençoar objetos e pessoas.
  • Dançar em volta do Mastro de Beltane.
  • Colher as primeiras ervas da estação.
  • Fazer um piquenique com a família.
  • Lavar a face no orvalho da manhã de Beltane. Segundo as tradições desse Sabbat, isso traz beleza para quem o faz.
  • Fazer máscaras com folhas para representar o Green Man.
  • Colocar uma tira de tecido em uma árvore fazendo um pedido ao Povo das fadas, usar tiras nas cores: laranja para prosperidade, rosa para amor, verde para abundância, amarela para cura, vermelha para proteção, preto para afastar o mal.
  • Fazer uma oferenda ao Povo das Fadas.
  • Fazer guirlandas para serem usadas na cabeça como coroas, as das mulheres são feitas com flores multicoloridas e as dos homens com folhagens verdes.
  • Fazer um pacote de Beltane, com madeiras, para ser queimado.
  • Levar uma oferenda de flores ao Espírito da primavera em um rio ou uma cachoeira.

Litha – Movimento de alegria e Regozijo
Correspondências de Litha
Cores: laranja, amarelo, verde, azul, branco.
Nomes Alternativos: Solstício de Verão, Feil Seathain.
Deuses: todos os Deuses Solares e Deusa de fertilidade.
Ervas: sálvia, menta, basílico, cebolinha, salsa, alecrim, tomilho, hissopo, madressilva, urze branca, lavanda, samambaia, visco, verbena, musgo, íris, sorveira, carvalho, abeto, pinheiro, sementes de anis, aveleira.
Pedras: rubi, diamante, conchas do mar, quartzo branco, âmbar, citrino, olhos-de-gato, topázio amarelo, turmalina amarela, peridoto, cornalina, calcita.
Comidas e Bebidas Sagrada: frutas frescas, vegetais frescos,patê de ervas, pães de cereais, vinho, suco, cerveja e água.
Atividades:
  • Pular uma fogueira, um caldeirão com chamas ou uma vela.
  • Pintar Runas e outros símbolos mágicos em pedaços de madeira, conchas, papel, pedras, consagrá-los e pendurá-los em suas portas e janelas para proteção.
  • Colher ervas e plantas mágicas nesse dia.
  • Fazer um Bastão Mágico.
  • Fazer uma Cruz Solar e pendurá-la no seu jardim ou porta, decorá-la com elementos da Natureza.
  • Fazer uma coleira de Bruxa (Witch’s Ladder) que represente a necessidade que você precisa alcançar.
  • Acender velas, fazer oferendas e libações ao povo das fadas.
  • Pendurar ervas na lareira, sala e cozinha para secarem.

Lammas – O Sacrifício do Pai
Correspondências de Lammas
Cores: marrom, laranja, vermelho, amarelo.
Nomes Alternativos: Lughnashad, Elembios, Harvest Tide, Teltain, Lughnasa, Lunasa ou Laa Luanys e Véspera de Agosto (pois no hemisfério Norte esse Sabbat ocorre no início de agosto).
Deuses: das colheitas e dos grãos.
Ervas: peônia, flor de trevo, heliotrópio, verbena, murta, rosa, girassol, musgo irlandês, trigo, salga, centeio, aveia, cevada, arroz, alho, cebola, manjericão, menta, babosa, acácia, folha de maça, folha de framboesa, folha de morango, folha de uva, azevinho, confrei, calêndula, vinheiro, hera, avelã, espinheiro-preto, sabugueiro.
Pedras: olho-de-gato, citrino, aventurina, topázio dourado, obsidiana, ágata musgosa, rodocrosita, quartzo claro, mármore, ardósia, granito, seixos de rio.
Comidas e Bebidas Sagradas: ervas frescas, frutas e vegetais, pão de milho, amoras pretas, tortas, sidra, vinho de pétalas de rosas.
Atividades:
  • Fazer o pão de Lammas.
  • Fazer velas para honrar a Deusa e o Deus.
  • Coletar água da chuva e água de tempestade para uso em feitiços e potencializar objetos mágicos.
  • Criar e enterrar uma garrafa de Bruxa.
  • Fazer uma boneca de milho e guardar para o próximo Imbolc.
  • Fazer uma Roda de milho.
  • Fazer um piquenique mágico com liberações para a terra, de pão e vinho.
  • Melhor momento para lançar feitiços que visem obter sucesso na carreira, saúde e lucro financeiro, feitiços para abundância são muito propícios nesse Sabbat, como o Sol está crescendo mais fracamente, é um bom tempo para fazer meditações ao crepúsculo.
  • Lembre-se: a Boneca de milho que você fará agora será vestida e colocada na cama da noiva em Imbolc.

Mabon – A Segunda Colheita
Correspondências para Mabon
Cores: marrom, verde, amarelo, vermelho.
Nomes Alternativos: Equinócio de Outono, Encontro de Inverno, Winter Finding, Alban Elfed, Colheita do Vinho, Cornucópia, Festa de Avalon, Segunda Colheita.
Deuses: do vinho e colheita.
Ervas: alecrim, calêndula, sálvia, noz, folhas e cascas, visco, açafrão, camomila, folhas de amêndoa, frankincenso, rosa, agridoce, girassol, trigo, folhas de carvalho, maça seca ou sementes de maça.
Pedras: âmbar, peridoto, diamante, ouro, citrino, topázio amarelo, olho-de-gato, aventurina.
Comidas e Bebidas Sagradas: abóboras, todos os tipos de grãos, pães, bolos, todos os tipos de raízes, batatas, nozes, sidra com canela, vinho.
Atividades:
  • Fazer uma cornucópia da prosperidade.
  • Fazer bonecas mágicas de maçã.
  • Andar pelos campos para agradecer a generosidade da Deusa.
  • Fazer grinaldas e oferecer à Natureza como sinal de agradecimento.
  • Fazer vassouras mágicas.
  • Fazer amuletos.
  • Confeccionar uma Rainha da Colheita (Kern Baby).
  • Encher uma tigela com frutas e folhas aos Deuses.
  • Encher uma cesta com cones de pinheiros, folhas secas coloridas, trigo, bolotas e ramos de pinheiro e deixar na sua porta de entrada para atrair boa sorte.
  • Colocar espigas de milho na sua porta de entrada.