segunda-feira, 20 de junho de 2011

Elementais da Terra

Elementais da Terra

Como bruxos naturais, é fundamental que conheçamos os habitantes destes reinos que nos assessoram em todos os nossos rituais, agora, conheceremos um pouco sobre gnomos, elementais da Terra, principais atuantes em magias para prosperidade e conquistas de bens materiais. Sei que muitas das promessas que você fez devem estar ligadas a algo que você queira ter, um carro novo, uma casa, uma viagem, seja lá o que for, provavelmente é algo que requeira uma melhoria financeira. Assim, nada melhor do que trabalhar com os elementais da Terra em pleno mês de Samhain para aumentar suas chances de realizar essas metas.
É bom também lembrar que, por mais que desejemos coisas, nós precisamos SER pessoas melhores, muito mais do que TER coisas mais caras, ter dinheiro é bom e faz parte do nosso aprendizado, mas não deixe que isso seja seu principal objetivo de vida, procure ser uma pessoa melhor a cada dia que passa, aprendendo coisas, experimentando coisas, ajudando, sonhando, sorrindo e tornando o mundo melhor só porque você está aqui, faço questão de lembrar disso porque há muitas armadilhas na nossa estrada e uma delas é a ilusão que embota nosso julgamento. Você sempre será você, independente das coisas que possua, realize-se, mas também exercite o desapego, sabia que muitos dos maiores empresários ricos do mundo moderno faliram umas três ou quatro vezes? Eles poderiam ter desistido, ter deixado pra lá, mas analisaram suas falhas e aprenderam com elas.
Então, vamos conhecer nossos amigos gnomos, aprender mais e investir em nós mesmos! Acredite, você pode perder tudo o que conquistou, amigos, bens, dinheiro, status, fama... mas JAMAIS perderá sua experiência, seu conhecimento ou a sabedoria adquirida. Ninguém pode tirar você de você mesmo, a menos que você permita, deixando-se empobrecer espiritual e culturalmente, aceitando menos do que você merece e vivendo uma vidinha muito mais ou menos só porque é o que todo mundo faz... isso torna você uma pessoa muito mais ou menos e nada pior do que uma pessoa mais ou menos...
Mas agora indo ao ponto C da nossa estrada, para quem não conhece o ponto C é nada mais e nada menos do que Conhecimento. O Reino dos elementais da terra, como os outros reinos, é habitado por uma série de tipos de seres, hoje, temos mais informação a respeito e podemos estender nosso olhar a este reino que é considerado o mais próximo dos homens. Há elementais de todo tipo e podemos classificá-los de acordo com a região em que habitam, os Kobolds, por exemplo, são pequenos seres que trabalham em minas, outros elementais da terra são vistos se movendo lentamente, com formas toscas, meio feios, por lugares em que há cavernas próximas, também próximos a cavernas já foram avistados pequenos seres parecidos com duendes, meio acinzentados e com grandes olhos puxados e negros, muito sensíveis à luz, gnomos, por sua vez, são pequenos seres que vivem em comunidades e às vezes até escolhem uma casa de humanos para viver.
Pra quem acha que não há espaço para elementais da terra em apartamentos do mundo moderno, é melhor pensar de novo, nossos eletrodomésticos e computadores estão cheios deles! São chamados gremlins, são elementais das coisas mecânicas e são responsáveis pelo bom ( ou mau ) funcionamento de equipamentos em geral. Se você acha que é pouco, então senta que lá vem mais! Entendemos como elementais da terra qualquer ser que trabalhe nessa sintonia mais densa e isso inclui alguns seres tidos como assombrações, como o Kelpie, um tipo de cavalo assombrado que leva sua vítima para um passeio sem volta, outros elementais da terra habitam pântanos, florestas, bosques, planícies e plantações.
Se você sabe a diferença entre uma assombração e um elemental, pode ficar tranquilo, pouca gente sabe, tecnicamente, a diferença é da origem espiritual do ser, uma assombração geralmente é associada a um local onde ocorrem efeitos físicos como coisas que voam, batidas, vozes, risos e assobios, coisas que somem e aparecem misteriosamente em outro lugar ( ou no mesmo lugar, onde nós olhamos dezenas de vezes ). Todos esses efeitos podem ser provocados tanto por um fantasma quanto por um elemental.
Um fantasma, por sua vez, só pode ter sido um ser vivo da nossa dimensão, ou seja, pode ser um homem ou um animal ( sim, existem assombrações de animais também ), já um elemental não está morto, ele nos assombra vivo mesmo! Isso acostuma acontecer quando o ser se sente evitado de alguma maneira, levando problemas aos habitantes ou visitantes daquele lugar, outra forma de atacarem é atrapalhando a prosperidade do lar, mas isso só acontece quando o humano que habita os tenha irritado muito! Entrar em desequilíbrio com elementais não é muito difícil! Ainda mais nos tempos de hoje, onde a maioria de nós vive desequilibrada!... por exemplo, quando deixamos de usar lareiras ( nós, do "verbo" humanos, não brasileiros, que nunca usaram muito lareiras ), deixamos de ter contato com as salamandras, abandonamos a fogueira e as velas com a chegada da eletricidade ( onde habita um outro tipo de elemental ) e geramos um desequilíbrio com a falta de contado com o elemento fogo, hoje, trabalhamos a magia com velas e os mais sensíveis, mas que ainda não estão no caminho da Arte, se sentem inclinados a decorar a casa com velas perfumadas e artesanais.
O mesmo acontece com o elemento Terra, com o qual perdemos contato ao usar sapatos grossos e entramos num carro sempre que precisamos ir à padaria, precisamos de um contato mais íntimo com a terra, precisamos pisar na grama, abraçar árvores, brincar de pique em parques e ouvir as plantas, para os bichos da cidade resta adaptar sua agenda para incluir um tempinho com plantas e passeios ao ar livre, Para os bichos do campo, é só abrir mais a sensibilidade. Rituais e magias também ajudam a reencontrar o equilíbrio, claro, em parte, é por isso que elas servem, como vitaminas quando a gente tem alguma carência qualquer, mas vale lembrar que a magia tem uma energia deliciosa e por isso mesmo tendemos a querer repeti-la o tempo todo, procure sempre alternar seus rituais, sempre buscando o equilíbrio entre os elementos, num altar, é imprescindível ter, pelo menos, um representante de cada elemento, fazendo isso, você evita os desequilíbrios que podem afetar você ou as pessoas da casa pelo excesso de uma energia e carência de outra. Em geral, o excesso do elemento Terra leva a pessoa a um comportamento avarento, temperamento ranzinza e pensamentos rígidos, além de inflexível, a pessoa também desenvolve doenças como artrose e artrite. Pra quem já esqueceu ou só chegou agora, um lembrete dos representantes que você pode ter num altar para os quatro elementos.
Fogo: vela e dragões.
Água: um cálice ou copo com água, uma sereia, conchas.
Ar: incenso, fadas, flores.
Terra: cristal, plantas, gnomos.
Também os instrumentos mágicos possuem suas afinidades com os elementos, veja a seguir quem se antena com quem:
Varinha ou bastão: Ar.
Athame e espadas: Fogo.
Cálice: Água.
Sino: Ar.
Vela: Fogo.
Caldeirão: Fogo ou Água.
Agora, vamos entrar mais um pouquinho nesse reino que guarda potes de ouro e muita sabedoria!

O Reino dos Elementais da Terra

Eis um reino rico de se ver e de sentir, nós pensamos muito nos elementais como seres da terra, mas não podemos esquecer que eles habitam tudo que toca a terra e tira dela o seu sustento, logo, plantas, árvores e cristais são representantes deste reino e muitas vezes são habitados por elementais.
As dríades são espíritos das árvores e grandes arbustos, quando a árvore é muito jovem, a dríade não possui uma consciência individual, isso só acontece quando a árvore atinge uma idade bem avançada, antes disso, ela possui uma consciência gregária, fazendo parte da vida que pulsa no bosque ou floresta, certas árvores possuem espíritos de aparência masculina, as femininas se chamam dríades e as masculinas se chamam faunos. Esses espíritos que vivem nas árvores não podem se estender além da copa ou raízes de onde habitam, mas como as raízes se entrelaçam e as copas frequentemente se tocam, podem circular tranquilamente pela floresta, eles possuem uma consciência atemporal, não fazendo muita diferença entre passado, presente e futuro, eles pressentem a morte e sentem as emoções de tudo o que está em volta, por isso frequentemente ajudam a reciclar nossas energias quando nos damos a chance de descansar sob suas sombras ou simplesmente abraçá-las.
Já os espíritos dos cristais, também considerados elementais da terra, têm feito mais parte da vida do homem atualmente, graças à onda esotérica que trouxe para nosso convívio cristais de diversos tipos e tamanhos, que temos aprendido a usar em magias super eficazes, mas, para trabalhar com os elementais da terra, nós precisamos primeiro conhecer sua hierarquia.

Ervas Ritualísticas para os Sabats

Algumas ervas ficaram tradicionalmente conhecidas por seu uso em sabats, aqui você conhece várias opções de ervas para realizar seus sabats efetuando as substituições necessárias.
Imbolc
Angélica, Manjericão, Louro, Benjoim, Quelidônia, Urze, Mirra e Todas as flores amarelas.
Beltane
Amêndoa, Angélica, Freixo, Campainha, Cinco-folhas, Margarida, Olíbano, Espinheiro, Hera, Lilás Malmequer, Barba-de-bode, Prímula, Rosas, Raiz satyrion, Aspérola e Primaveras amarelas
Equinócio da primavera
Bolota, Quelidônia, Cinco-folhas, Crocus, Narciso, Corniso, Lírio-da-páscoa, Madressilva, Íris, Jasmim, Rosa, Morango, Atanásia e Violetas
Lughnasadh
Flores da acácia, Aloé, Talo de milho, Ciclame, Feno grego, Olíbano, Urze, Malva-rosa, Murta, Folhas de carvalho, Girassol e Trigo
Samhaim
Bolotas, Giesta, Maças, Beladona, Dictamo, Fetos, Linho, Fumaria, Urze, Verbasco, Folhas de carvalho, Abóboras, Sálvia e Palha
Solstício de verão
Camomila, Cinco-folhas, Salbugueiro, Funcho, Cânhamo, Espora, Lavanda, Feto masculino, Artemísia, Pinho, Rosas, Erva-de-São-João, Tomilho selvagem, Glicínia e Verbena
Equinócio de outono
Bolota, Áster, Benjoim, Fetos, Madressilva, Malmequer, Plantas de sumo leitoso, Mirra, Folhas do carvalho, Flor do maracujá, Pinho, Rosas, Salva, Selo-de-Salomão e Cardo
Solstício de inverno
Louro, Fruto do loureiro, Cardo santo, Cedro, Camomila, Sempre-viva, Olíbano, Azevinho, Junípero, Visco, Musgo, Carvalho, Pinhas, Alecrim e Sálvia

Ervas na magia

Ao trabalharmos com ervas estamos lidando diretamente coma energia da terra, por isso é comum vermos ervas nos rituais de quase todas as culturas, a essência de uma erva pode ser sintetizada em elixires, pós e poções, mas também podem participar do ritual como representantes de deuses ou de pontos cardeais.
Há muita dificuldade encontrarmos certas ervas de rituais tradicionais aqui no Brasil, os livros que temos chegam do Hemisfério Norte e muitas vezes não são comuns aqui, como o carvalho, por exemplo. No Brasil, temos a sorte de ter uma gama de opções de ervas para substituição dos feitiços e encantamentos, o problema é que não temos muitas informações a respeito, você terá que ter paciência,e aprender de pouco a pouco.
É dito também que os rituais de wicca devem ser feitos ao ar livre, mas nós sabemos que nem sempre isso é possível, as pessoas que moram em cidades e apartamentos muitas vezes não possuem condições de realizar um ritual em um bosque, nesse caso, as ervas e flores fazem a presença da natureza dentro de um aposento.
Dou aqui algumas ervas como opções para realizar rituais e suas correspondências, lembre-se de pedir permissão à planta ou árvore para retirar-lhe um galho, flor ou ramo, deixe sempre uma oferenda aos pés dela, sua intuição vai lhe dizer o que é melhor, mas pode ser um pouco de leite, vinho, um pedaço de bolo, uma moeda de prata ou um simples abraço onde há uma gostosa troca de energia entre você e a árvore, no caso de plantas,uma imposição de mãos canalizando energia de amor já é o suficiente.

As ervas do círculo mágico

Ao fazer um círculo mágico, você pode decorar as pedras que marcam os pontos cardeais com flores e ervas, a saber:
Norte
Cipreste, trigo, samambaia, milho, madressilva, verbena.
Leste
Erva-cidreira, visco, salsinha, pinho, acácia, bergamota, cravo, dandeliom, lavanda.
Sul
Manjericão, cravo, cedro, crisântemo, endro, gengibre, azevinho, cravo-de-defunto, heliotrópio, zimbro, hortelã.
Oeste
Flor de macieira, hibisco, jasmim, bálsamo limão, gatária, orquídea, camélia, sabugueiro, narciso, uva, gardênia, urze.
Você pode usar flores e ervas frescas no seu cabelo e corpo durante os ritos, não é obrigatório, use apenas se desejar, ervas verdes, como hortelã e mirra, são indicadas nos ritos de inverno, enquanto as grinaldas de flores são mais indicadas nos ritos de primavera, flores que enchem a noite de perfume, como assa-peixe e dama-da-noite, podem ser usadas em você nos rituais da Lua Cheia.

Ervas nos rituais de Lua Cheia

Você deve deixar no seu altar oferendas com flores noturnas, brancas ou de cinco pétalas, que sejam perfumadas para atraírem a Deusa, como rosa branca, íris, lírio, flor-da-noite, jasmim noturno, cravo, gardênia e a cânfora, que é muito rica em simbolismo mágico.

Oferendas para a Deusa

Todas as flores terrestres ou aquáticas, além de sementes como lírio, lírio da água, camélias, mudas de salgueira, rosa branca, íris, lírio, flor-da-noite, jasmim noturno, cravo, gardênia, brotos brancos ou roxos como jacinto, magnólia, urze e lilás, ervas e plantas de aroma adocicado e aquelas dedicadas a Vênus ou à Lua, também pode utilizar a arruda, a oliva e a verbena.

Oferendas para o Deus

Manjericão, crisântemo, cravo, boca-de-leão, lavanda, pinho e todas as ervas e flores do fogo ou do ar, ervas e flores de aroma cítrico e forte, as regidas pelo Sol e por Marte, flores vermelhas ou amarelas, como o girassol, os cones de pinho, sementes, cactos, cardo e ervas picantes, utilize também o heliotrópio,laranjas, cedro e zimbro, para a fogueira.
Para realizar algum ritual com fogueira ao ar livre ou em caldeirão, utilize combinações de ervas em números ímpares ( três tipos, cinco tipos, sete tipos, etc... ), as ervas devem estar sempre secas e não se utiliza flores, mesmo que secas, no caldeirão, as flores, na verdade, pertencem aos elementais do ar, que possuem uma certa rivalidade com os elementais do fogo, jogar flores na fogueira é como presentear namorada com a foto da ex, você irrita dois elementos de uma só vez.

Para um círculo mágico

Se for realizar um círculo mágico ao redor de uma árvore, utilize folhas e sementes desta mesma árvore para compor o círculo, se não der, utilize sementes quaisquer, se for realizar suas operações dentro de casa, utilize plantas domésticas consagradas, deixe-as na sua área mágica, se precisarem de sol, leve-as um pouco para fora e depois traga-as para dentro, toda planta pode ser mágica, menos as venenosas, algumas são mais recomendadas que outras, veja algumas sugestões:
Alecrim
Azevinho
Violetas africanas
Cactos ( todos os tipos )
Hissopo
Samambaias ( todos os tipos )
Rosas
Rosas Gerânio
Planta-de-cera
( Hoya carnosa )
Palmas ( todos os tipos )
Ti ( Cordyline terminalis )

Trabalhando com os elementais da terra

Não é tão difícil ganhar a simpatia desses elementais, basicamente, precisamos ficar mais em contato com seu elemento, por isso sentamos no chão, deitamos, abraçamos árvores, cuidamos de plantas metendo a mão na terra, até a alimentação deve ser mais à base de frutas e grãos quando queremos conectar com eles.
Antigamente, acreditava-se que elementais da terra terminavam nosso trabalho durante a noite, casos relatados mostram que isso ainda acontece, mas é muito bizarro e a maioria das pessoas fica assustada, vale lembrar que elementais fazem uma tremenda algazarra quando se sentem à vontade! Eles brincam, riem, derrubam coisas e batem portas, antes de sair correndo e gritando como uma mulherzinha, você deve lembrar que é capaz de controlá-los, fale seriamente com eles, dê ordens para se comportarem e, se não adiantar, chame o rei Chobb e o Arcanjo Uriel para que coloquem ordem na casa.
Há várias formas de trabalhar com elementais da terra, mas nenhuma é tão imediata quanto os cristais e as ervas, apesar de certos cristais estarem ligados a outros elementos (o cabelo de fada-cristal rutilado - por exemplo, pertence às fadas, e a granada, às salamandras), todos os cristais e pedras, em essência, são do elemento terra, o mesmo vale para as plantas e árvores.
Por isso, ao trabalharmos com elementais da terra, utilizamos em quase todos os rituais ervas ou cristais, em geral, rituais com este elemento pedem pés descalços, ou mesmo que se sente no chão diretamente, as músicas são animadas, do tipo irlandesas, e a dança é, basicamente, alegres batidas de pés rítmicas no chão.
Como esses elementais trabalham muito com prosperidade, é comum rituais com eles terem muita fartura e quase parecerem uma festa, na verdade, são! O ritual começa, então, na cozinha! Os melhores rituais são aqueles que requerem nossa atenção e preparo desde o início, quando preparamos pratos, bebidas, já conectados com a magia, rituais e magias com os elementais da terra também podem ser direcionados para a saúde, por lidarem com a matéria, eles sã ótimos para ajudar na cura e recuperação de nosso corpo físico, especialmente quando quebramos alguma coisa, eles também podem ajudar numa rápida cicatrização, quando o problema for neurológico, eles já não tem muito como intervir, pois esta é a área das salamandras (que fazem a conexão elétrica dos nossos fios), o mesmo acontece com problemas com rins e fluidos em geral, área de atuação das ondinas, todos os elementais estão presentes em nosso corpo e pode-se fazer um ritual com todos para recuperação da saúde ou simples manutenção.
Nunca espere a situação ficar insuportável para recorrer a um ritual, procure fazer rituais eventuais para simples manutenção, mesmo que as coisas estejam bem, assim como a vela fica acesa no astral 24 horas depois de apagada no plano físico, rituais continuam a funcionar semanas depois de encerrados, isso mantém sua situação sempre bem encaminhada, atenuando qualquer coisas negativa que por ventura pudesse estar se aproximando, é que nem fazer vistoria de carro, parece desnecessário, até você dar de cara com um poste porque seu freio parou de funcionar.
Todos os elementos trabalham com limpeza de energias negativa e a terra não é exceção, por isso, em casos de limpeza de uma pessoa ou ambiente, usamos ervas e cristais, que é como este elemento trabalha, velas, apesar de pertencerem às salamandras, também representam os outros elementos, nesse caso, é só ver as cores, para o elemento terra, usamos velas marrons e verdes, as essências da terra são muitas, as mais conhecidas são cedro, madeira e madeira do oriente.
As cores desse elemento são marrom e verde, e podemos recorrer a elas quando precisamos de um aterramento, que é, basicamente, ligar-se mais à terra, o marrom é mais utilizado para conquistas materiais de bens de grande porte, como casas, por exemplo, o verde é mais utilizado para conquistas de dinheiro e bens móveis, como carros e viagens, o verde também é utilizado para regeneração de tecidos e órgãos, no plano da saúde, enquanto que o marrom torna a pessoa mais centrada, é bom quando você se distrai com qualquer coisa e fica meio avoado, especialmente em situações que requerem sua atenção absoluta, quanto à diversidade de nomes e tipos de elementais, é interessante estudá-los, até para reconhecer quando um deles aparecer, mas não chega a ser algo que vá cair na prova, por hora, basta que você saiba como sintonizar com eles e direcionar a energia que eles podem lhe proporcionar para suas metas.

Cristais

O que são cristais? São aquelas pedrinhas coloridas bonitinhas que se vendem em artigos para presente ou lojas esotéricas, certo? Errado, cristais são muito mais do que simples enfeites e merecem toda a nossa atenção no estudo da magia, quando você lida com magia assume uma nova perspectiva de tudo à sua volta, é como se o mundo ficasse muito mais colorido, você agora tem conhecimentos muito além do que possui o homem comum, por isso, uma pedrinha colorida para uma pessoa comum é um ser mágico para você, cristais são muito especiais e ricos em poder, são seres vivos e conscientes com uma missão, viu? Igualzinhos a você e eu! Os cristais são tão poderosos que eram praticamente toda a fonte de energia de Atlântida, os hindus já os utilizavam 400 anos a.C. e seu poder têm sido redescoberto graças à Nova Era, você vai precisar de cristais diferentes para seus rituais e encantamentos e terá que conhecê-los bem, o que pode ser difícil, pois há muitos cristais diferentes. trabalhar com cristais não é difícil, mas requer uma certa disciplina, uma vez que você terá que limpar periodicamente seus cristais.

Limpeza dos cristais

Métodos mais tradicionais pedem que você ponha seu cristal numa bacia com água limpa e sal grosso, se forem vários, coloque todos juntos, deixe a bacia descansar em um local aberto, acaso more em apartamento, pode ser uma janela, durante o período mínimo de três dias e três noites, seus cristais deve, ficar na bacia, expostos ao Sol e à Lua e até à chuva, se for o caso, cristais gostam de luz e de ficar à vista, não os esconda numa caixa de jóias, embaixo da cama ou seja lá onde for, deixe-os sempre em locais onde possam ser vistos, um método simples e eficiente de limpeza de cristais consiste em deixá-los num potinho com leite durante uma hora, é rápido, indolor e funciona que é uma beleza!
Quando trabalhamos com magia tornamo-nos alquimistas, transmutando energia, o cristal será um reflexo seu, no processo de purificação do seus cristais, você está também se purificando, durante esses três dias, note as diferenças que surgirão em você, por isso mesmo, quando fizer a limpeza dos cristais, você deve estar concentrado, nada de fazer uma coisa pensando em outra, isso é dispersão, concentre-se, converse com eles, crie um elo, afirme que à medida em que eles estão se purificando, você também está, a atenção dispensada ao seu cristal lhe será devolvida em dobro, acredite.
No raiar do dia retire os cristais, um de cada vez, deixe que a água corrente lhe dê uma "chuveirada" revigorante, enquanto você mentaliza uma luz dourada saindo da torneira e lavando seu cristal, deixe os cristais então mais um dia e uma noite expostos ao Sol e à Lua para secarem.

Onde guardar seus cristais

Os cristais que serão utilizados em rituais podem ficar em seu altar, cristais não gostam de ficar escondidos, então deixe-os à vista, você pode espalhar cristais por toda a casa, escolhendo lugares para cada um deles, um bom lugar é a fonte, daqulas vendidas em lojas ou em vasos com plantas, conforme você for aguçando sua sensibilidade, aprenderá a ouvir e sentir seus cristais, sabendo assim não só o melhor local, mas também a melhor aplicação para eles.

Utilizando seus cristais

Você vai utilizar seus cristais em praticamente todos os rituais, uma vez que você sempre precisará de um representante de cada elemento, os cristais representam a terra, mas podem ser substituídos por um pratinho com terra ou um vasinho de plantas, os cristais são canalizadores de energia, mas também filtram e equilibram, podem ser usados em praticamente todos os tipos de rituais, sendo muito úteis para meditação e expansão da consciência, é bom que você conheça cada cristal e suas aplicações, mas não se obrigue a aprender tudo de uma vez, como os incensos, você aprenderá com o tempo e o uso contínuo, sabendo da especialidade do cristal, fica mais fácil escolher qual utilizar em seus rituais e encantamentos.

Tipos de cristais

Os cristais também apresentam características e poderes próprios relativos ao comprimento de onda que emitem, a seguir, uma relação contendo os tipos e funções dos cristais segundo suas características mais básicas.
Simples
É um cristal branco, com uma ponta, de função polivalente, pode ser usado para qualquer fim.
Bideterminados
Cristal branco de duas pontas, funciona como canalizador, fazendo circular energia positiva e negativa, masculina e feminina, é recomendado para quem trabalha com clientes ou para abrir a comunicação entre duas pessoas de um modo geral.
Aglomerados
Vários cristais juntos, como uma colônia, funcionam como engraxador e protetor de ambientes.
Fantasma
É um cristal que traz dentro de i a presença de uma sombra ou desenho, é bom para meditação e obtenção de respostas, dependendo da forma que ele traz em seu interior, pode ser um bom talismã.
Arco-íris
É um cristal dentro do qual se vêem cores, como se houvesse dentro dele um arco-íris, é utilizado para todos os fins, principalmente para emitir alegria e alto astral.
Cristal-companheiro
É aquele que anda sempre com a pessoa, será eleito pela intuição e a pessoa vai desenvolver com ele uma relação afetiva, fazendo dele um protetor.
Cristal-professor
É aquele que se acha, se ganha e se perde de repente, quando ele surge ou desaparece, está nos indicando que há alguma coisa acontecendo em nossa vida à qual devemos prestar atenção.
Cristal que quebra
Quando um cristal se parte é porque absorveu energia negativa destinada à pessoa, devendo ser devolvido à natureza.
Cristal com trinca
É um cristal que vai ficando rachado por dentro à medida em que o usamos, isto significa que ele está trabalhando o equilíbrio de alguma questão nossa.

Alguns cristais e suas aplicações:

Abalone
Ligado à cura, calma e honestidade, beneficia a formação e a proteção do tecido muscular, inclusive do músculo cardíaco, ajudando ainda na digestão e na assimilação de proteínas.
Ágata
Beneficia o amor, a abundância, a riqueza, a sorte, a longevidade, a harmonia, a coragem, a proteção e a confiança, equilibra o corpo, a mente e o espírito, melhora a auto-estima e dá vitalidade, fortalece também o sistema imunológico.
Água-marinha
Dá paz, alegria, felicidade, serenidade e clareza de raciocínio, é usada para suavizar, acalmar e aliviar medos e fobias, facilitando o diálogo, é utilizada também para harmonizar ambientes tumultuados, servindo para auxiliar na redução de maus hábitos e atitudes auto-destrutivas, no campo físico, fortalece o fígado, o baço, a tireóide e os rins, alivia ainda a tosse, problemas na garganta e desenvolve a atividade da glândula timo.
Ametista
Ligada ao signo de Peixes, é a pedra espiritual por excelência, favorece a percepção e a compreensão profunda e paulatina dos problemas que causam desassossego, é associada à humildade, porque acredita-se que ela abra caminho para que se busque a verdade interior, sem julgamentos prévios, ajuda também a superar o sentimento de perda e a recuperar o equilíbrio perdido, é recomendada nos casos de estresse e esgotamento nervoso, sendo utilizada para problemas de insônia, para reforçar a produção de hormônios e fortalecer os órgãos responsáveis pela limpeza do sangue, pelo sistema imunológico e pelo metabolismo.
Apatita
Muito útil nas atividades intelectuais, fortalece a expressão pessoal, a clareza de pensamento, a eloqüência e a comunicação, fortalece também os dentes e o tecido muscular, ajudando na coordenação motora básica.
Aventurina
Acalma o coração atormentado, promove a tranqüilidade e atitude positiva diante das possíveis adversidades da vida material, é uma pedra que amplia a criatividade, a imaginação, a prosperidade e o sucesso profissional, alivia as doenças psicossomáticas, ansiedades e medos reprimidos, melhora a vitalidade e é boa contra doenças de pele.
Calcita
Amplia a memória e dá maior capacidade intelectual.
Citrino
Associada ao Plexo Solar, atrai bens materiais e riquezas da terra, sendo indicada para negócios, melhora os relacionamentos familiares, renova as esperanças e traz autoconfiança, combatendo ainda a timidez, melhora a digestão e promove a limpeza dos órgãos.
Crisopásio
Proporciona maior flexibilidade emocional, tornando as pessoas mais abertas a novos ambientes e situações, aguça a percepção e dá clareza mental, reforça a fertilidade e ajuda na proteção dos órgãos sexuais.
Esmeralda
Simboliza a abundância, revigora os idosos, promovendo equilíbrio e purificação de todos os sistemas, neutraliza energias negativas, Beneficia a memória, a intelectualidade e a comunicação, servindo também para restaurar o equilíbrio emocional e reforçar o sistema imunológico.
Fuchsita
Promove a diplomacia, a finesse, a discrição, a imaginação, a criatividade e a apreciação da beleza, aumenta o gosto pelos empreendimentos artísticos e estimula o talento nas artes em geral.
Granada
Associada aos signos de fogo, combate a depressão, o medo, a fraqueza, a falta de energia, de iniciativa e de circulação, inspira amor romântico, paixão e sensualidade, gera pensamentos positivos, ajuda na recordação de vidas passadas, promove ainda sucesso profissional, popularidade e autoconfiança, uma boa substituta para o rubi.
Hematita
Funciona como poderoso escudo protetor, pois é capaz de absorver as energias negativas, deve ser utilizada por todas as pessoas que lidam com público, revigora a circulação sanguínea, regenera e tonifica os tecidos, prevenindo a anemia comum na gestação.
Jaspe
Ajuda a reduzir o estresse, alivia a depressão, induz ao relaxamento, à compaixão, ao contentamento, á tranqüilidade e à cura.
Olho-de-tigre
Indicada para adquirir ou aumentar a proteção, a clareza de pensamento, a integridade, a força de vontade e a integração do espírito com a energia da terra, ajuda a ter uma maior confiança para atingir os objetivos almejados, protegendo contra as energias negativas e eliminando emoções indesejadas, no físico, é boa para a cura da asma.
Ônix
Indicada para adquirir concentração, além de trazer vigor e força, promove estabilidade, sendo boa para os momentos difíceis e confusos, alivia o estresse, combate a depressão e suaviza o medo, é uma pedra ideal para pessoas distraídas.
Pedra da Lua
Ligada às divindades lunares, a pedra da lua ajuda na vidência e no conhecimento do oculto, dá imaginação e suavidade no viver.
Pedra-sabão
Fortalece o coração e a glândula timo, alivia doenças que envolvam disfunção geral do sistema endócrino.
Pedra do Sol
Atrai a fortuna e prosperidade, dá brilho e fama, é ativadora do sucesso.
Pirita
Dá proteção contra as energias negativas e elimina emoções indesejáveis, fortalece o corpo astral, reduz a ansiedade, a depressão, a frustração e as falsas esperanças, promove o desenvolvimento psíquico, a memória, o aprendizado e a canalização de energia, no plano físico, ajuda o sistema digestivo e o intestino, favorecendo a produção de enzimas.
Quartzo azul
Possui efeito calmante sobre a mente e renova a esperança, ajudando a aliviar a tensão emocional, inspira o desenvolvimento espiritual, a meditação e a serenidade, ajuda a purificar a corrente sanguínea e reforça a imunidade do corpo contra doenças, atuando sobre o coração, os pulmões e a garganta.
Quartzo verde
Atua principalmente na área cardíaca e como calmante para o sistema nervoso, ajuda o equilíbrio emocional, restaura e energiza os tecidos musculares.
Quartzo fumê
Ajuda a combater o desespero, a angústia e o medo, promove a limpeza de ambientes, gerando proteção e dissolvendo bloqueios.
Quartzo rosa
É a pedra do amor, alivia e cura as mágoas acumuladas e equilibra as emoções, é um escudo contra energias negativas, favorece o sentimento de amor e ajuda a atrair o afeto, fortalece o coração e promove a compreensão, não é indicado para pessoas que sejam muito sensíveis, ou elas podem se apaixonar por qualquer poste na rua, porém, devidamente trabalhado, pode ajudar a atrair um amor para si.
Quartzo branco
Reúne as qualidades de todos os outros quartzos coloridos e favorece a clareza mental, auxilia o pensamento positivo e é usado para o alívio de dores em qualquer parte do corpo, assim como a cura em geral, é utilizado num ritual ou encantamento como substituto na falta de qualquer outro cristal.
Safira
Ajuda a descobrir a melhor maneira de contemplar a paz de existência, diminui as tensões e alinha os planos físico-mental-espiritual.
Sodalita
Desenvolve o conhecimento superior, a intuição, a percepção, a consciência, a aprendizagem, a comunicação e a sabedoria, ajuda o pensamento lógico e racional, promove harmonia e coragem.
Topázio
É usado para dar confiança em expressar o poder de criação, ligação e manifestação consciente de sabedoria.

Uriel e Chobb

Uriel é um anjo de cabelos negros e enormes asas da cor do arco-íris, o arco-íris, por sinal, é o seu principal símbolo, Uriel é um dos anjos do trono de Deus e é responsável pelos elementais da terra, estes, por sua vez, são representados pelo seu líder Chobb, um grande ser de aparência idosa que geralmente aparece junto de Uriel. A Uriel respondem todos os elementais da terra e, por isso, quando fazemos algum pedido em relação à terra ( prosperidade, fortuna, fartura, bons negócios, desenvolvimento e progresso ), devemos antes nos reportar a Uriel.
Sob sua regência estão os simpáticos elementais da terra, existem várias categorias de elementais, mais o mais conhecido com certeza é o gnomo. Gnomos são seres de estrutura humana que medem cerca de 15 centímetros, vivem em geral em comunidades de estrutura muito parecida com a vida dos homens de algum tempo atrás, fabricam seus próprios utensílios, costuram suas próprias roupas, e são muito auto-suficientes, possui linguagem própria, embora entendam a língua dos humanos muito bem, sua maneira de desejar boa noite é dizer "Sliweitz", tem poderes mágicos, como todos os elementais, podem trazer fortuna e alegria para uma casa, mas também podem trazer confusão e má sorte quando provocados ou aborrecidos, alguns gnomos vivem vidas solitárias e outros são ainda brincalhões, causando muita confusão e susto com suas traquinagens.
Efeitos de brincadeiras de gnomos são muitas vezes confundidos com poltergeist ou assombrações, eles puxam cobertas, beliscam, dão pancadas nas paredes da casa, na verdade, apenas um clarividente ou alguém com muita experiência com o sobrenatural saberia dizer a diferença, mas não se preocupe, pois, em geral, elementais da terra podem ser grandes amigos da sua casa, acredita-se que algumas coisas atraem os gnomos: música, risadas, alegria, plantas, doces, bolos e crianças, por exemplo, algumas gentilezas dos humanos são vistas com muito bons olhos, como, por exemplo, deixar uma fatia de bolo num cantinho, um saquinho de farinha ou grãos ou uma jarrinha de leite deixam os gnomos felizes e eles podem um dia até aparecer pra você.
Crianças têm muito mais facilidade de ver essas criaturinhas do que adultos, é preciso algum tempo para conquistar a confiança de gnomos; portanto, se espera um dia ver um, insista e não desista. Uma maneira fácil de saber se sua casa tem gnomos protetores é colocar uma maça num cantinho da casa, sobre um pratinho, se ela apodrecer, você terá que conquistar um gnomo para que ele se mude pra sua casa, se, no entanto, ela murchar e secar, parabéns! Sua casa é uma daquelas casas habitadas por seres mágicos! Se sua casa anda em desarmonia, os seres mágicos dela estão em desequilíbrio, você terá que reverter a situação cuidando da harmonização das energias de sua família e de sua casa, acenda incensos, velas aromáticas e coloque muitas flores e plantas na casa.
Um último conselho, coloque imagens de gnomos escondidinhos nas plantas, eles ficam tão lisonjeados que lhe farão alguma gentileza inesperada.

A sabedoria da Natureza

Há algo que devemos saber sobre os elementais, eles obedecem a uma Lei Universal de progresso e construção, bonito, isso, não? Mas vamos olhar mais a fundo, na magia, temos a Lei da Atração ( aquela que ficou famosa com o Segredo, lembra? ), segundo essa lei, tudo o que aconteceu é atraído por algum motivo, pois bem, elementais seguem essa lei à risca, pessoas com determinada energia tenderão a atrair o elemento afinado com essa energia, assim, uma pessoa muito sensível e emotiva tenderá a trabalhar bem com o elemento água, pois ela o atrairá naturalmente. Com os elementais da terra acontece o mesmo, eles vêm a nós em forma de cristais, pedras e plantas, sabe quando nasce um matinho na sua horta e você não tem idéia do que seja? Aquele matinho pode muito bem ser a cura para uma doença que esteja se desenvolvendo calada na sua casa.
Só pra ilustrar, vamos ver um caso de um asilo de velhinhos na Holanda. Nesse asilo, o quintal foi tão remexido na obra que nada mais nascia, até que nasceu um pé de calêndula, planta pouco comum na Holanda (na verdade, raríssima), na mesma semana, chegaram ao asilo três novos idosos, todos os três com câncer, todo ano, a calêndula florescia, morria e voltava e nascer, ela fez isso no primeiro ano, quando o primeiro doente morreu, fez isso no segundo, quando morreu o segundo paciente, depois que o terceiro velhinho morreu, a calêndula não voltou a nascer, hoje, nós sabemos que a calêndula está sendo usada no tratamento do... câncer!
Casos como esse são inúmeros, pessoas que viram nascer em seus jardins ou quintais uma planta que consideraram uma erva daninha nada mais eram do que um remédio para os males que estavam enfrentando na hora, mesmo a nossa atitude de plantar hortas devidamente organizadas e arrancar tudo o que não está de acordo com nosso limitado senso estético está errado! Precisamos de anos pra entender que não havia necessidade nenhuma de queimar a terra pra plantar de novo! E que a mesma plantação, sem variedade, seguidas vezes no mesmo local, exauria o terreno.
Assim, nós deixamos de ver o óbvio, as flores do campo! Olhai as flores do campo, veja como são belas, e não precisam trabalhar feito loucas! Se Deus pode cuidar das flores do campo e do pardal, porque não cuidaria de nós, elementais estão sempre procurando nos ajudar, mas nós dificilmente permitimos, quando você vir uma plantinha diferente nascendo no seu jardim, procure saber o que é antes de arrancar, e acostume-se a um pouco de caos no seu quintal, certas "ervas daninhas" nascem entre as plantas para evitar pragas e assim não precisamos usar química para matar lagartas e outros bichinhos de espírito gafanhoto.

Um comentário:

  1. ESTOU FELIZ POR SER ÍMPAR A CHEGAR NO FIM DESTA MULTI SABEDORIA. Mto obrigado!

    ResponderExcluir